Portugal 2020

CÓDIGO DO PROJETO | NORTE-04-2316-FEDER-000143

Parque Verde Urbano de Souselo
Objetivo principal
Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética

Região de intervenção
Souselo – Cinfães

Entidade Beneficiaria
Município de Cinfães

Data de Aprovação | 30-11-2017
Data de início | 04-05-2017
Data de conclusão | 28-02-2019
Custo Total da Obra | 1 355 812,63€
Custo total elegível | 1 355 812,63€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 1.152.440,74€
Apoio Financeiro público nacional | 203 371,89 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O Parque Verde Urbano de Souselo vem potenciar o centro histórico da freguesia de Souselo, de forma a tornar o espaço relevante para identidade do local. Promovendo a sustentabilidade ambiental, cultural, social, económica e a mobilidade sustentável, criando mais oferta turística e desenvolvimento do aglomerado.
O projeto promove o incentivo á revitalização do núcleo histórico do lugar colmatando as dissonâncias existentes, indo de encontro à salvaguarda, valorização e reforço da identidade do lugar, proporcionando assim uma área agradável que servirá como espaço de estar, ou como zona pública para convívio e socialização, promovendo uma maior dinâmica económica desportiva e cultural da freguesia. A intervenção tem o intuito consolidar o tecido urbano, bem como, melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade para todos.
O Parque Verde Urbano de Souselo localiza se junto a estrada N222, agregando assim um vasto número de edificado habitacional e serviços locais. Esta intervenção preconiza a recuperação da infraestrutura viária, ao nível do reperfilamento do pavimento, substituição e aplicação de novos materiais, melhorando e criando passeios, demarcação de lugares de estacionamento, aplicação de novo mobiliário urbano, organização e recolocação do arborizado, contribuindo também para uma mobilidade urbana mais segura, inclusiva e sustentável. O Parque Verde Urbano de Souselo visa a criação de percursos pedonais e clicáveis, a requalificação de áreas verdes de enquadramento e de lazer e o reforço da plantação arbórea e arbustiva.
O Parque Verde Urbano de Souselo encontra-se associado a usos do solo que se relacionam entre si de um modo harmonioso e equilibrado, sem instruções visuais, os quais resultam no seu conjunto, num cenário visual luminoso de extrema beleza paisagística.

01 março 2019