Presidente visita escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho

O presidente da Câmara Municipal, acompanhado pela vereadora da Educação e pelos diretores dos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e Souselo, realizaram entre os dias 21 e 28 de setembro, visitas de trabalho a todas as escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

Presidente visita escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho

Durante estas visitas, na presença de coordenadores, professores e encarregados de educação, o autarca Armando Mourisco expressou um profundo reconhecimento pelo incansável trabalho desenvolvido pelas escolas em prol da formação das gerações futuras e, mais uma vez, demonstrou um forte compromisso com a educação e o bem-estar da comunidade educativa, aproveitando ainda para lançar alguns desafios.

Por forma a destacar a importância da participação ativa dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos, o presidente da Câmara desafiou-os a uma vez por período, partilharem um almoço com as crianças na cantina escolar, oferecido pela Câmara Municipal.

Outro dos desafios lançados foi às escolas, para que passem a integrar no seu programa anual de atividades, visitas ao riquíssimo património Cinfanense, dando às crianças a possibilidade de conhecerem, reconhecerem e valorizarem aquilo que é nosso. Nesse sentido, o município assume todas as despesas inerentes, mantendo ainda a verba de 8€ por aluno para a comparticipação de outras visitas de estudo.

O edil Cinfanense aproveitou ainda para informar que todos os estabelecimentos de ensino do concelho serão equipados com desfibrilhadores automáticos externos. Será também oferecida, a capacitação necessária a profissionais de todas as escolas para o uso adequado destes dispositivos, assegurando uma resposta eficaz em situações de emergência.

Além dos desafios lançados, foram identificadas as principais necessidades das escolas e anseios dos encarregados de educação, na certeza de que o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Cinfães e os Agrupamentos de Escolas de Cinfães e Souselo é em parceria e articulação, no sentido de continuar a melhorar e capacitar o sistema educativo do concelho.

As crianças são a semente do futuro! Proporcionar-lhes uma educação de qualidade é a garantia de um amanhã melhor.

04 outubro 2023