Assembleia Municipal Jovem de Cinfães

Reuniu hoje, no Auditório Municipal, a Assembleia Municipal Jovem de Cinfães. A sessão foi conduzida pelo presidente e restante mesa da Assembleia Municipal, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal e pela vereadora da Juventude. Participaram 21 jovens deputados, alunos dos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e Souselo, da Escola Secundária de Cinfães e da Escola Profissional de Cinfães.

Assembleia Municipal Jovem de Cinfães

Os trabalhos iniciaram com uma apresentação da Mesa da Assembleia Municipal e uma explicação do funcionamento deste órgão deliberativo. Seguiu-se a apresentação e debate dos temas propostos pelos próprios alunos: transportes escolares (dificuldade e regularidade); os benefícios do ar livre na saúde mental dos jovens; ocupação dos tempos livres e a importância da gastronomia e da restauração para o desenvolvimento da região.

De referir que, a Assembleia Municipal Jovem de Cinfães é um espaço privilegiado de reflexão e debate dos jovens do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário do concelho. O principal objetivo é fazer com que desenvolvam as suas competências para serem cidadãos ativos e responsáveis, dando-lhes voz junto dos órgãos municipais, aproximando-os assim dos eleitos locais.

Presentes nesta sessão estiveram também os líderes dos grupos parlamentares do PS e do PSD da Assembleia Municipal, Luís Soares e Sérgio Sales, respetivamente e os representantes da Assembleia Municipal no Conselho Municipal da Juventude, Joana Soares e Ercílio Galhardo Neto.

26 abril 2023