Cinfães é “Autarquia + Familiarmente Responsável”

Cinfães foi distinguido com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pela promoção de políticas e medidas dirigidas às famílias, facilitadoras da vida familiar, no âmbito das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade.

Cinfães é “Autarquia + Familiarmente Responsável”

O prémio é atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, com o propósito de acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.
As políticas e as medidas avaliadas são integradas e transversais, e reportam a nove áreas de atuação:

AÇÃO SOCIAL:
- Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social;
- Fundo Social de Emergência;
- Regulamento Municipal de Atribuição de Regalias Sociais para os Bombeiros;
- Tarifa social e tarifa familiar da água;
- Apoio psicológico em situação de crise;
- Ação Social Escolar;

HABITAÇÃO:
- Habitação Social;
- Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento;
- Programa Municipal de Requalificação Habitacional;
- Estratégia Local de Habitação – 1 DIREITO;
- Imposto Municipal sobre Imóveis – taxa mínima (o,3%) e familiar (tendo em conta o número de filhos, a poupança pode situar-se entre 20,00€ e 70,00€);
- Redução de 50% nas taxas de construção de habitação para jovens até aos 35 anos de idade.

ENVELHECIMENTO:
- Projeto VIVER+ (atividades de música e educação física todas as semanas nas IPSS’s);
- Parceria no projeto EGUARD – serviço de teleassistência domiciliária;
- Projeto REVIVER (pessoas com demência, suas famílias e cuidadores formais e informais);
- Subsídios anuais às IPSS’s;
- Comparticipação de 30% na reconstrução, adaptação e construção de equipamentos sociais;
- Comparticipação na aquisição de viaturas;
- Torneio Municipal de Boccia Sénior;
- Passeio anual sénior;
- Transporte "a pedido" - garante, nas aldeias onde não existem transportes públicos regulares, o transporte de táxi pelo preço de um bilhete de autocarro.
- Redescobrir Cinfães: “Conhecer o que é nosso”;
- Organização de atividades descentralizadas nas aldeias do concelho;
- Readaptação de escolas devolutas em Centros Comunitários.
- Projeto de Saúde Oral nas IPSS’s.

DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADE:
- Balcão da Inclusão;
- Banco Local de Ajudas Técnicas;
- Programa Apoiar Integrar (aquisição de produtos de apoio mais específicos, comparticipação na frequência de CAO).

INFÂNCIA E JUVENTUDE:
- Programa de Incentivo à Natalidade “NASCER EM CINFÃES”;
- Conselho Municipal de Educação;
- Programa Cinfães em Movimento (dinamização de atividades nas interrupções letivas para alunos do pré-escolar e 1.º CEB);
- Apoio socioeducativo no pré-escolar (música, educação física e inglês);
- Transportes escolares gratuitos para todos os alunos do Município (desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade);
- Atribuição de material escolar e cadernos de atividades aos alunos do 1.º CEB;
- Atribuição de bolsas de estudo para alunos que frequentem o Ensino Superior;
- Atribuição de bolsas de estudo para alunos que frequentam os Cursos Tecnológicos e Superiores Profissionais;
- Atribuição de bolsas de estudo para alunos que frequentem Mestrado;
- Atribuição de prémios de mérito escolar aos melhores alunos;
- Parceira na Equipa Local de Intervenção Precoce;
- Rede de Apoio Psicológico (RAP) para crianças e jovens vítimas de Violência Doméstica;
- Transporte de Proximidade – Assegura o transporte dos estudantes do ensino superior que não tenham transporte desde o local de chegada até à sua aldeia e vice-versa.

SAÚDE:
- Parceira do ACES no projeto piloto de Saúde Mental para crianças e adolescentes;
- Integra a Consulta de Alcoologia e outras dependências.

CIDADANIA E IGUALDADE:
- Gabinete de Apoio ao Emigrante;
- Plano Municipal para a Igualdade;
- Rede Intermunicipal e Integrada de Apoio à Vítima – Estrutura de atendimento e acompanhamento à vítima de Violência Doméstica.

QUALIFICAÇÃO E EMPREGO:
- Gabinete de Inserção Profissional – Cinfães e Fornelos;
- Centro Qualifica;
- Descentralização quinzenal dos atendimentos do Centro de Emprego de Penafiel;
- Programa de Apoio à Economia e ao Emprego;
- Derrama zero para as Empresas;
- Programa Municipal de Estágios “Jovem Ativo”;
- Apoio aos criadores de gado de raça Arouquesa;
- Apoio a criadores de ovinos e caprinos;
- “Semear Cinfães” – oferta de um pack de sementes por cada família;
- Devolução aos cinfanenses de 2% do valor do IRS.

DESPORTO E CULTURA
- Atividades Desportivas diversificadas para diferentes público-alvo;
- Atividades Culturais diversificadas para toda a família;
- Cinema no Auditório todas as semanas.

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes aos municípios distinguidos decorreu ontem, dia 6 de dezembro, na cidade de Coimbra.
Esta distinção junta-se aos galardões “Município Amigo do Desporto” e “Autarquia Solidária” entregues no passado mês de novembro.

07 dezembro 2023