“Cinfães em Movimento” animou as férias dos mais novos

O programa “Cinfães Em Movimento – verão 2023”, que é programado e dinamizado pelo Município de Cinfães, pelo Agrupamento de Escolas de Souselo e pelo Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães, é um programa de ocupação dos tempos livres das crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.ºCEB, que acontece na interrupção letiva do verão e procura dinamizar atividades motivadoras, enriquecedoras e divertidas para este público-alvo e, ao mesmo tempo, visa dar resposta às necessidades das famílias que trabalham durante este período.

“Cinfães em Movimento” animou as férias dos mais novos

Neste ano letivo, o programa “Cinfães Em Movimento – verão 2023” decorreu nos dias úteis entre 4 de julho e 4 de agosto e foi dinamizado pelos/as professores/as das Atividades de Enriquecimento Curricular do Município de Cinfães, com o apoio e colaboração dos/as Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães e do Agrupamento de Escolas de Souselo. Estas atividades tiveram lugar nas Escolas EB2/3 de Cinfães e Souselo e nos espaços culturais, desportivos, naturais e de diversão do concelho de Cinfães.

As atividades desenvolvidas foram muito diversificadas e passaram pelas artes plásticas, pela música, pela dança contemporânea e pelas danças tradicionais, pelas atividades audiovisuais, pela prática desportiva (ginástica, yoga, gira-volei, andebol futebol, entre outras), pelas atividades aquáticas nas piscinas municipais descobertas ou em equipamentos colocados nas escolas (insufláveis de água e pequenas piscinas insufláveis).

Foram visitados vários locais de lazer onde os alunos estiveram em contacto com a natureza e com o mundo rural, como o Parque do Km 10; junto ao rio Paiva; o Parque de Lazer de Pias; junto ao rio Bestança, onde as crianças, tranquilamente, praticaram yoga; o Parque Botânico e Fluvial Temático do rio Paiva; a Quinta da Forna, onde os/as alunos/as experienciaram as tradicionais características do mundo rural; e ainda o Centro de Interpretação do Vale do Bestança, onde as crianças puderam ter várias experiências tecnológicas interativas para melhor conhecerem a fauna e flora do rio Bestança.

Quanto aos espaços culturais, foram também visitados vários locais, tais como o Museu Serpa Pinto; o Museu Escola; a Academia d’Artes e a sede da Banda Marcial de Tarouquela, onde os/as alunos/as tiveram a oportunidade de participar em vários workshops de música direcionada a crianças; o Auditório Municipal; a Biblioteca Municipal, onde crianças participaram num workshop de construção de livros.

Participaram, neste programa, 150 crianças em cada uma das cinco semanas, no Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães. Quanto ao Agrupamento de Escolas de Souselo, participaram 100 crianças em cada uma das semanas.

O entusiasmo e a alegria das crianças foram bem visíveis, ao longo destas cinco semanas, ao participarem num conjunto tão diversificado e tão motivador de atividades.

O programa “Cinfães Em Movimento” regressa na interrupção letiva da Páscoa do ano letivo 2023/2024.

09 agosto 2023