Concurso Literário e Criativo “Todos pelo Ambiente”

Já são conhecidos os vencedores do concurso literário e criativo “Todos pelo Ambiente” promovido pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança cujos destinatários foram os alunos do ensino secundário da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães e do Agrupamento de Escolas de Souselo. Os nomes foram revelados no passado dia 3 de junho, perante um Auditório Municipal repleto, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Cinfães e que foi abrilhantada com a participação musical de Carolina Coelho e com um magnífico concerto pela Academia D’Artes de Cinfães.

Concurso Literário e Criativo “Todos pelo Ambiente”
Antes do anúncio dos vencedores foi chamada a palco a aluna Iara Correia, a autora do logótipo “Todos pelo Ambiente”. De sublinhar que, na edição deste ano, participaram 65 alunos. E os premiados foram: - No ensino secundário, o 1º lugar foi atribuído à aluna Nina Teixeira. Os alunos Adriano Lara Almeida e Hugo Soares arrecadaram o 2º prémio. A aluna Felícia Pereira alcançou a 3ª posição. - No Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães foi o aluno Gustavo Pereira que venceu o concurso. O 2º lugar foi entregue à Maria Rego Pereira e o 3º prémio foi para a Juliana Fonseca. No Agrupamento de Escolas de Souselo, os trabalhos apresentados por turma e não individualmente ou em dupla. Em 1º lugar ficou a turma do 9ºA, o segundo lugar foi atribuído ao 9ºC e a turma do 9ºB ficou na terceira posição. No final da sessão, os presentes foram ainda brindados por uma apresentação do Rancho Folclórico Cantas e Cramóis de Pias, na Praça da Fervença, servindo de mote para uma visita à exposição de pintura “Semear a Cor”, do artista plástico Nogueira da Fonseca, patente na Biblioteca Municipal. Com a realização deste concurso, a Associação para a Defesa do Vale do Bestança pretende, entre outros, promover a consciencialização ambiental junto da comunidade escolar; identificar os problemas que afetam negativamente o ambiente em Cinfães; identificar causas e soluções; incentivar projetos de proteção da Natureza; promover práticas de poupança e eficiência energética, bem como de uso eficiente da água; incentivar projetos de proteção da Natureza e promoção da qualidade de vida e promover hábitos de leitura, de expressão e criatividade junto da comunidade escolar. A iniciativa tem a parceria da Camara Municipal de Cinfães, da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães, do Agrupamento de Escolas de Souselo, da Enerbigorne – Projetos de Energia, S.A. e das Águas do Norte, S.A.

05 junho 2023