Douro Montemuro Ultra Trilhos consolida sucesso!

Cinfães continua a afirmar-se como um destino naturalmente único para o desporto de natureza e de aventura. No passado domingo, 4 de junho, o Concelho acolheu a II edição do Douro Montemuro Ultra Trilhos. Mais de 800 atletas, de 10 nacionalidades diferentes, marcaram presença nesta prova organizada pela Associação Desportiva Cinfães a Correr, com a parceria do Município de Cinfães. No final, a opinião dos participantes era unânime: “excelente organização e uns trilhos de cortar a respiração”, com a promessa de regresso na próxima edição!

Douro Montemuro Ultra Trilhos consolida sucesso!

O evento é certificado pela Associação Trail Running Portugal e integrou três provas classificativas: DMUT 50, DMUT 25, DMUT 18 e ainda uma caminhada de 10 quilómetros. A partida aconteceu no cais de Porto Antigo e a chegada ocorreu no centro da vila de Cinfães, no jardim Serpa Pinto. Pelo meio, os atletas foram desafiados numa magnífica e exigente aventura, onde o rio Douro, o vale do Bestança, a Serra de Montemuro e o Parque do Ladário foram os protagonistas. Um percurso duro mas de uma beleza ímpar, que mostrou e evidenciou, mais uma vez, todo o potencial da Natureza, do património edificado e do património humano de Cinfães.

Esta 2ª edição contou com mais de 800 atletas, o dobro face aos participantes do ano passado, que vieram de 10 nacionalidades diferentes: Portugal, Canadá, Rússia, U.S.A., Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Brasil e Bélgica.

Marcaram presença algumas das melhores equipas nacionais, destacando-se igualmente uma forte e numerosa participação das equipas da região: Duelo D’Ocasião (Souselo), GDC Castelo de Paiva, Lusa Vouga trail Running (C. Paiva), AD Marco 09, Nova Linha Trail Runners (Marco), AD Ancede/Turbo Kings (Baião). De sublinhar a participação da equipa do Concelho, Duelo d’Ocasião, que na prova DMUT 25 alcançou o 3º lugar por equipas, o 3º geral e 1º Sen M, o 3º Sen M e ainda o 3º M45. Já na prova DMUT 18, o Duelo d’Ocasião subiu ao pódio na 3ª posição na categoria Sub23 M e Sen M – individual. A registar ainda o 1º lugar, na categoria M50, do cinfanense Vítor Pinheiro, atleta do G.D. de Castelo de Paiva.
A organização contou com a ajuda de 130 voluntários e além da parceria da Câmara Municipal de Cinfães, contou também com a colaboração da GNR de Cinfães, dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e das Juntas de Freguesia de Cinfães, de Oliveira do Douro e de São Cristóvão de Nogueira.

07 junho 2023