Encontro Local de Políticas Educativas: "Descentralização Democrática: 50 anos de Políticas Educativas"

Inserido nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Auditório Municipal de Cinfães acolheu no dia 3 de maio, o Encontro Local de Políticas Educativas, designado "Descentralização Democrática: 50 anos de Políticas Educativas".

O evento foi organizado pela cinfanense Raquel Barreto Ribeiro, membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, uma Unidade de Investigação sediada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. O Município de Cinfães e a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa foram entidades parceiras na organização deste Encontro que reuniu atores educativos locais, investigadores e académicos de várias universidades do país.

Este evento foi “parte integrante da disseminação duma investigação em curso, do Programa Doutoral em Educação, no âmbito de Administração e Políticas Educacionais, caracterizando-se pela metodologia qualitativa, de um estudo de caso, delimitado pelo território que compõe uma Comunidade Intermunicipal, também designada NUTSIII, no que se refere à divisão administrativa de Portugal”.

Além do Encontro, a iniciativa contemplou ainda a apresentação de um livro que resulta das conceções partilhadas de diferentes atores, no território Douro, Tâmega e Sousa.

O evento contou com os seguintes nomes: Jorge Adelino Costa (diretor de DEP, UA); Pedro Machado (presidente da CIM Tâmega e Sousa); Armando Mourisco (presidente da Câmara Municipal de Cinfães); Filipe Teles (pró-reitor Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, UA); António Augusto Neto Medes (DEP, UA); Maria João Carvalho (UTAD); Filinto Lima (presidente ANDAEP); Telmo Pinto (secretário executivo CIM Tâmega e Sousa); José Matias Alves (Universidade Católica Porto); Álvaro Domingues (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto); Manuel Pereira (presidente ANDE); Mariana Carvalho (presidente da CONFAP) e João Sousa (coordenador regional dos CFAE).

06 maio 2024