Instalado Conselho de Cinegética Municipal

No dia 27 de janeiro foi instalado o Conselho de Cinegética Municipal de Cinfães, que se destina a acompanhar a definição da política cinegética do concelho.

Instalado Conselho de Cinegética Municipal
Este órgão consultivo é presidido pelo presidente da Câmara Municipal e constituído pelas seguintes entidades: 3 representantes dos Caçadores, os Clubes de Caça e Pesca de Tendais, Travassos e Entre Douro Paiva; 2 representantes das Associações de Agricultores, a ANCRA e a COOFÃES; 1 representante das associações Ambientais, a Associação de Defesa do Vale do Bestança; 1 autarca de freguesia eleito pela Assembleia Municipal, o presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros de Tendais e 1 representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Eng. Luís Corte Real.
A sua constituição foi um dos pontos de trabalho da reunião realizada no dia 27 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que juntou além das entidades acima referidas, o vereador do Ambiente; a associação ARDENA e os Clubes de Caça e Pesca de Nespereira e do Montemuro.
Este encontro serviu ainda para analisar e avaliar a problemática da presença dos javalis no território. As zonas de caça no concelho e o seu repovoamento foram outros dos assuntos discutidos.
De referir que, entre as diferentes competências que lhe estão atribuídas, o Conselho de Cinegética Municipal deve propor medidas úteis à gestão e exploração dos recursos cinegéticos, assegurar que o fomento cinegético contribui para o desenvolvimento local, apoiar a fiscalização das normas legais sobre a caça e ajudar a definir medidas que evitem danos causados pela caça na agricultura.

07 fevereiro 2023