Parque Botânico do Rio Paiva – um espaço em plena comunhão com a Natureza!

Com uma área total superior a 3 hectares, foi inaugurado o Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva, na freguesia de Souselo. Localizado no lugar da Lagoa, também conhecido como Eirinhas, este novo espaço insere-se no plano de valorização de um dos recursos naturais mais valiosos do Concelho, o rio Paiva. A obra, projetada e executada pela Câmara Municipal, representa um investimento superior a 500 mil euros, financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Parque Botânico do Rio Paiva – um espaço em plena comunhão com a Natureza!

A inauguração aconteceu na tarde de 17 de junho, em plena comunhão com a Natureza. Vários momentos musicais, a cargo de jovens do Concelho da Academia de Música de Castelo de Paiva e do grupo Aromas do Verde, pautaram a cerimónia, numa tarde onde os desportos náuticos e de Natureza também marcaram presença.

O projeto contemplou a construção de um edifício de apoio ao parque com bar, instalações sanitárias, arrumos e um terraço para observação de aves e contemplação da natureza; a criação de uma rede de percursos equipados com mobiliário urbano; a identificação das diferentes espécies da fauna e flora; a implementação de novas espécies e a criação de jogos de natureza; um parque de estacionamento e a execução de infraestruturas de apoio (rede de abastecimento de água, saneamento, iluminação pública, rede de águas pluviais e telecomunicações).

Cinfães ganha assim mais um espaço verde de referência que, a avaliar pelo número de pessoas que marcaram presença na inauguração, será um local de visita obrigatória para os cinfanenses, visitantes e turistas.

20 junho 2023