Antigas escolas primárias dão lugar a unidades de alojamento turístico

As antigas escolas de Escamarão e Ramires vão ser transformadas em unidades de alojamento turístico e a de Vila Chã dará lugar a um centro de atividades turísticas. Os edifícios foram concessionados pela Câmara Municipal com vista a atrair investimento para Cinfães e dinamizar económica e socialmente o Concelho. Vão ser criados 11 postos de trabalho e investidos, no global, 352 mil euros na requalificação e readaptação destes edifícios escolares.

Antigas escolas primárias dão lugar a unidades de alojamento turístico

A escola de Escamarão vai ganhar uma nova vida dando lugar a um alojamento turístico com 8 quartos duplos, uma sala de refeições e estar, uma biblioteca e piscina com vista para o rio Douro. Está previsto um investimento na ordem dos 235 mil euros e serão criados 4 postos de trabalho.

Também em Ramires, a antiga escola será transformada numa casa de campo prevendo-se um investimento de 63 mil euros e 2 novos postos de trabalho. O espaço, localizado em plena Serra de Montemuro, contará com uma cozinha, 2 quartos, w.c., piscina e barbecue.

Em Nespereira, a escola de Vila Chã também passará a estar vocacionada para o turismo. Aqui nascerá um centro de atividades turísticas direcionado para o rafting, canoagem, canyoning, orientação, paintball, mergulho, river tubing, caminhadas aquáticas, escalada e passeios de montanha. A formação turística, profissional e desportiva é outra das valências previstas, a par do alojamento com um dormitório tipo camarata direcionado para os formandos em época escolar e para os visitantes e turistas em época alta. O investimento previsto é de 54 mil euros e serão criados 5 postos de trabalho.

16 junho 2023