Cinfães dedicou semana à leitura, ao livro e ao leitor!

De 6 a 10 de março, Cinfães recebeu a Semana da Leitura. Uma organização da Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal e em parceria com as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Cinfães, Souselo e da Escola Secundária.
A sessão de abertura aconteceu no dia 6 de março, na Biblioteca Municipal, com os alunos das escolas EB2,3 de Cinfães e Souselo e Escola Secundária que apresentaram um leque diversificado de saberes e talentos, desde a leitura até à música passando pela poesia.

Cinfães dedicou semana à leitura, ao livro e ao leitor!
Nos dias 7 e 8 de março, o Auditório Municipal recebeu todos os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho, para assistirem à peça de teatro “A ilha do Tesouro” protagonizada pela Urze Teatro. Chamar as crianças ao teatro é também chamá-los de uma forma mais lúdica, aos livros, à leitura, à escrita e à interpretação.
Ainda a 9 de março, decorreu na Biblioteca a fase municipal no âmbito do Concurso Nacional de Leitura onde foram apurados 12 alunos, 3 por cada nível de ensino, e que irão posteriormente disputar a fase intermunicipal.
A programação seguiu com a apresentação do livro “A grande viagem - Pelas Canadas de Viriato”, da autoria da professora Celeste Almeida, no dia 10 de março, na biblioteca da Escola Secundária de Cinfães. Os alunos do 10º e 11º ano tiveram a oportunidade de escutar a autora que os fez entrar numa viagem do tempo, à qual, os jovens, atentamente se deixaram levar.
A música tradicional também teve lugar de destaque no cartaz! A Semana da Leitura encerrou com a atuação do grupo cinfanense Cordas D’Ouro, que na noite de 10 de março, animou o público do Auditório Municipal, reforçando, mais uma vez, a importância desta interligação entre a música e a leitura, sendo também a própria música, uma forma de linguagem.

13 março 2023