“Não Há Desculpas para a Violência Doméstica!”

O município de Cinfães, associa-se à campanha contra a violência doméstica, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Gênero, “Não Há Desculpas para a Violência Doméstica!”.

“Não Há Desculpas para a Violência Doméstica!”

Em 2022 ocorreram mais de 30.000 denúncias de violência de género em Portugal. No primeiro semestre já foram registadas 14.863 ocorrências pela PSP e GNR. São muitos rostos, muitas vítimas e vários agressores. São milhares de pedidos de desculpas diários, sendo que se torna premente repetir vezes sem conta que onde há uma vítima, há uma pessoa agressora.

Algumas das desculpas são bem conhecidas: Foram os ciúmes…; foi o álcool…; estás sempre a provocar-me…; estás sempre a desafiar-me…; não consegues fazer nada sozinha…. A cada uma destas verbalizações correspondem inúmeros pensamentos da vítima para desculpabilizar a violência.

De referir ainda que, em Portugal, a violência doméstica é um crime público que deve ser combatido e denunciado por cada pessoa. Assim, para obter ajuda, denunciar ou pedir informações sobre violência doméstica, pode fazê-lo através do número de apoio - 800 202 148 e a Linha SMS 3060 números gratuitos, disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Contamos consigo para divulgar esta campanha e ajudar a afirmar em conjunto – Não Há Desculpas para a Violência Doméstica!

21 agosto 2023