“Semear Cinfães” – Câmara oferece sementes à população para incentivar agricultura familiar

A Câmara Municipal vai entregar um pack de sementes por cada família para incentivar o regresso à agricultura familiar. Os interessados devem fazer a inscrição, até ao dia 08 de março, na sua Junta de Freguesia. A medida abrange as famílias com residência permanente ou 2ª habitação no Concelho.

O projeto ”Semear Cinfães” pretende promover a agricultura familiar, tradicional e biológica, assim como a ocupação de terrenos não cultivados contribuindo para a diminuição do risco de incêndios. Paralelamente pretende ajudar no orçamento familiar e, ao mesmo tempo, contribuir, por um lado, para o contacto dos mais novos com a terra e por outro, promover o envelhecimento ativo.
Esta proposta, aprovada na última reunião de Câmara, insere-se no programa FAIA – Fomento de Apoio ao Investimento Agrícola e além deste projeto, contempla também um incentivo aos produtores agrícolas, agroalimentares e artesanais que marquem presença nas feiras quinzenais de Cinfães, Nespereira e Souselo, assim como nos eventos realizados nas freguesias, organizados pelas Juntas de Freguesia ou Associações, assim como nos eventos do Município, como sejam a Feira da Terra e a Expo Montemuro. Este incentivo traduz-se na atribuição de compensação financeira para a deslocação e refeição.

27 fevereiro 2023