Portugal 2020

NORTE-04-2114-FEDER-000630

Cultura Made In Tâmega e Sousa

Objetivo principal
Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção
NUTS III Tâmega e Sousa

Entidade Beneficiaria
Comunidade Intermunicipal do Tâmega (beneficiário líder), Município de Cinfães (cobeneficiário 1), Município de Felgueiras (cobeneficiário 2) e Município de Resende (cobeneficiário 3)

Data de Aprovação | 18-02-2022
Data de início | 01-01-2021
Data de conclusão | 30-06-2022
Custo Total da Obra | 299.037,60€
Custo total elegível | 299.037,60€
Apoio financeiro da União Europeia | 294.207,39€ (FEDER)
Investimento afeto à CM Cinfães | 74.956,20€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

O projeto “Cultura Made In Tâmega e Sousa” visa constituir uma rede cultural entre os 11 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que partilham de um vastíssimo património material e imaterial que contribui fortemente para a sua união, tornando-os distintos e caraterísticos. Deste modo, a parceria pretende criar uma estratégia de cooperação pioneira, através de uma programação cultural em rede, ancorada no património de elevado valor e que identifica o território e as suas gentes, com o objetivo de promover o turismo e a cultura do território, aliando o património edificado, costumes, tradições e artes de um dos mais importantes territórios em termos históricos, patrimoniais e culturais, com elevado potencial de captação turística e com isso gerar uma nova dinâmica de valorização dos ativos turístico-culturais. A operação “Cultura Made In Tâmega e Sousa” propõe um programa de ação, a desenvolver em todos os municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, composto por três ações centrais que convidam o visitante a reviver e experienciar a cultura do Tâmega e Sousa sustentada nos produtos identitários, na gastronomia e nos produtos regionais artesanais e uma ação de promoção e comunicação, de forma a garantir a eficaz execução das restantes e alcançar os públicos-alvo definidos. O projeto apresenta como estratégia os seguintes objetivos específicos: - Favorecer a participação da comunidade na oferta turística do património e o intercâmbio cultural entre a comunidade e os visitantes; - Valorizar, dinamizar e promover o património cultural classificado; - Promover a perpetuação do património histórico-cultural identitário da rede através de uma maior proximidade entre os visitantes e a população; - Permitir aos visitantes a oportunidade de conhecer as experiências e vivências culturais do território do Tâmega e Sousa associadas ao vinho e à vinha; - Proporcionar ao visitante uma participação ativa, com partilha de sabores, histórias e tradições que projetam a identidade cultural do território.

18 fevereiro 2022