“Conversas de Abril – Partilha de Gerações”

Inserido no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal, em parceria com a Escola Secundária de Cinfães, realizou no dia 24 de abril, no Auditório Municipal, a atividade “Conversas de Abril – Partilha de Gerações”, direcionada aos alunos do 12º ano daquela escola.

“Conversas de Abril – Partilha de Gerações”

Neste momento singular em que comemoramos o cinquentenário do 25 de Abril, quisemos chamar e envolver os jovens, dando-lhes a oportunidade de ouvirem relatos de quatro cidadãos cujas vidas passaram pelos tempos sombrios da ditadura do Estado Novo, entres eles o Senhor Avelino Gonçalves, Ministro do Trabalho no I Governo provisório em 1974 e um homem que se destacou no movimento sindical antes e depois do 25 de Abril e que quis partilhar com os jovens algumas das suas lutas contra o regime e desafios ao assumir o I Governo Provisório. A professora Alcina Barreto, uma figura querida entre os Cinfanenses, falou aos jovens sobre a transformação do papel da mulher ao longo dos anos, quer na família, quer na sociedade. Já o professor António Salazar Galhardo, falou sobre as suas lutas na defesa pela liberdade de expressão e os problemas que várias vezes enfrentou com a censura, enquanto escritor de jornais e nas suas participações na rádio. Outro dos convidados foi o Senhor Mário Luís Silva, ex-combatente em Moçambique e que através da partilha das suas memórias confrontou os jovens com a dura realidade da guerra colonial.

Foi uma tarde de verdadeira partilha de gerações, onde os jovens ouviram atentamente, apresentaram questões aos convidados e ainda recitaram poemas alusivos à liberdade, à democracia e ao 25 de Abril. A tarde contou ainda com intervenções musicais a cargo do Curso Profissional de Sopro e de Percussão da Escola Secundária de Cinfães.

Esta atividade contou também com as presenças do presidente do Município, Armando Mourisco e o vice-presidente, Serafim Rodrigues.

Que possamos continuar a cultivar conversas e partilhas entre gerações, na expectativa que na sabedoria dos mais velhos, os mais jovens possam encontrar caminhos a seguir.

26 abril 2024