Apresentação da obra “Relações e Confidências das Expedições de Serpa Pinto”, de Tomás Pinto Bravo

O Auditório Municipal de Cinfães recebe no próximo sábado, às 15h, a apresentação da obra “Relações e Confidências das Expedições de Serpa Pinto - Estudo e Antologia da Correspondência Relativa às Campanhas de África (1876-1890)”, da autoria do jovem com raízes familiares em Cinfães, Tomás Pinto Bravo. Uma edição da Câmara Municipal de Cinfães e da Imprensa Nacional.

Este livro recolhe a correspondência das três principais viagens de Alexandre de Serpa Pinto: a Travessia, 1877-1879, a Expedição Pinheiro Chagas, 1884-1886, e a Campanha do Chire, cujos incidentes deram origem ao Ultimatum de 1890. Ficam assim publicadas 162 cartas de, para ou relativas a Serpa Pinto, oriundas dos fundos da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Arquivo Histórico Militar, do Arquivo Histórico Ultramarino, da Biblioteca Nacional de Portugal e dos livros brancos do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Um total de 496 páginas, nas quais se incluem índices onomástico e geográfico.
A apresentação estará a cargo do Professor Gonçalo Sampaio e Mello, numa sessão que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco e do diretor de Edição e Cultura da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Duarte Azinheira. A apresentação é aberta ao público em geral e será abrilhantada com vários momentos musicais, a cargo da Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Artes de Cinfães.
15 fevereiro 2023