Cinfães assinala Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A Câmara Municipal comemora, ao longo do dia, o 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Reconhecimento e gratidão marcaram a cerimónia que se realizou na Praça da Fervença e no Auditório Municipal, numa manhã de emoções, orgulho da portugalidade e memória e honra pelos que já partiram.

Cinfães assinala Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O programa comemorativo fica marcado pela homenagem aos funcionários do Município com 25 anos de serviço, pelo trabalho, esforço e dedicação. E são: Américo Silva Almeida; Cristina Alexandra Pereira Tavares; Delfim Pereira Pinto Duro; José Pereira Cardoso; José Augusto Fernandes Santos; Pedro Manuel Soares Machado e Vítor Manuel Ferreira Santos. Neste dia, a Câmara Municipal entendeu que era também o momento oportuno para uma homenagem a algumas individualidades do Concelho e os laureados foram: Anselmo de Vasconcelos; Armando Mouta da Fonseca; Armindo da Rocha Pinto Almeida; Carlos de Oliveira Silvestre e Ilídio Francisco de Oliveira.

Mas o dia começou com música! A Praça da Fervença transformou-se num palco para acolher um brilhante concerto pela orquestra e coro da Academia d’Artes de Cinfães, ao qual se seguiu o tradicional hastear da Bandeira, com a Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira e a deposição de uma Coroa de Flores aos Soldados Cinfanenses Mortos na Primeira Guerra Mundial e na Guerra das Ex-Colónias.

O programa comemorativo do Dia de Portugal, durante a manhã, contemplou também uma visita à exposição de pintura “Semeando a Cor”, do artista plástico Nogueira da Fonseca, patente na Biblioteca Municipal.

À tarde, o Auditório Municipal abriu novamente as portas para um magnífico concerto a cargo da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães sob a direção artística do maestro Carlos Melo. O programa fechou com a estreia, à noite, do teatro “A Cidade e as Serras, Não é Eça” pelo Teatro do Montemuro e Teatro da Palmilha Dentada, no Auditório Municipal.

12 junho 2023