Dia do Agricultor e da Agricultura veio para ficar!

O evento realizou-se, pela primeira vez, no passado domingo e foi um enorme sucesso. Entre a chuva que tão preciosa é para as atividades agrícolas, e o sol, foram milhares os que se juntaram para esta festa de homenagem e agradecimento aos nossos agricultores. Foi também mais uma excelente oportunidade para destacar e promover os produtos agrícolas e endógenos da região.

Dia do Agricultor e da Agricultura veio para ficar!

A iniciativa foi também palco para a entrega anual dos apoios do Programa de Incentivo Animal que este ano sofreram um aumento. Por cada cria que nasceu e foi registada no Município, os produtores receberam, em vez de cinquenta euros, o valor de 75€, com uma majoração de 200€, valor que duplicou face aos anos anteriores, por cada novilha que atingiu os 18 meses, destinada à reprodução. No total, foram entregues 76.150,00€ a 314 agricultores que apresentaram candidatura.

O dia começou cedo e com uma programação variada com a participação dos Ranchos Folclóricos de Nespereira, São Cristóvão de Nogueira e São Martinho de Fornelos, as concertinas Vale do Bestança e o aguardado espetáculo de cantares ao desafio com os artistas Augusto Canário e Miranda, juntamente com a dupla Cristiana Sá e Borguinha. Além disso, uma exposição e venda de produtos agrícolas, endógenos e uma diversificada oferta gastronómica.

O Dia do Agricultor e da Agricultura surge na continuidade da aposta do Município no sector primário, juntando-se a outras iniciativas como a Feira da Terra, as feiras quinzenais ou, ainda, o projeto “Semear Cinfães” que contou com mais de 4400 inscrições.

19 setembro 2023