Homenagem às Sardinheiras de Boassas

A Aldeia de Boassas, na freguesia de Oliveira do Douro, engalanou-se, na tarde de 16 de março, para a homenagem às Sardinheiras de Boassas, com a inauguração de um monumento evocativo do trabalho, coragem e determinação destas mulheres. Uma iniciativa conjunta do Município de Cinfães e da Associação para a Defesa do Vale do Bestança, à qual se juntaram a Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto - Cinfães e a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Estrela.

Homenagem às Sardinheiras de Boassas

Uma cerimónia muita participada e emotiva que contou com a presença de algumas sardinheiras vivas, estando fisicamente Arminda Cidade, Deolinda de Jesus e Maria Augusta Pereira e os familiares de outras cinco mulheres: Albertina de Jesus Prata, Blandina Madureira, Blandina Pereira Teixeira, Maria Augusta, Maria Augusta Pereira e Maria dos Prazeres Marante.

A tarde foi também de festa e muita alegria com as participações da Associação Cantas e Cramóis de Cinfães, o Rancho Folclórico de Santa Quitéria – Tendais, o Professor e Maestro Carlos Nunes e as Concertinas do Vale do Bestança.

No final ficou o compromisso de serem criados outros monumentos de homenagem a outras profissões características daquela aldeia.

18 março 2024