Câmara investe 2,5 milhões de euros no ano letivo 2023/2024

No ano letivo 2023/2024, o município de Cinfães dá continuidade ao trabalho que tem desenvolvido em prol da educação, com um investimento global superior a 2 milhões de euros.

Câmara investe 2,5 milhões de euros no ano letivo 2023/2024

Uma parte substancial deste investimento, no valor de 965.383,80€, é destinada aos transportes escolares que são gratuitos, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, o que assegura que os alunos tenham acesso fácil e seguro às suas escolas.

Os alunos do 1º ciclo recebem cadernos de fichas para todas as disciplinas, bem como um kit individual de material escolar com um aumento de 3€ em relação ao ano letivo anterior.

O programa de atividades de enriquecimento curricular continua a abranger as disciplinas de inglês, música e educação física do pré-escolar até ao 4º ano. Além disso, assegurado está também, o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar.

As refeições escolares também recebem uma parte significativa do investimento, desde a contratação de pessoal para apoio até ao custo das refeições dos alunos beneficiados por escalões de subsídio escolar.

No que concerne ao apoio aos alunos com necessidades específicas, são 9 os assististes operacionais alocados a esta área, de forma a promover a sua inclusão, bem-estar e o sucesso escolar.

O Município continuará a atribuir bolsas de estudo aos alunos do ensino superior tendo no ano letivo anterior beneficiado 176 alunos, bem como, bolsas mérito que premeiam os melhores alunos dos 6º, 9º, 10º, 11º e 12º anos.

O investimento engloba também a atribuição de uma verba de 8€ por aluno para apoio às visitas de estudo e uma verba no mesmo valor, para as escolas adquirirem material de higiene e limpeza, além de apoio para fotocopiadoras, expediente e telefone. Os assistentes operacionais e técnicos terão acesso à formação contínua.

À semelhança dos anos anteriores, a biblioteca itinerante irá continuar a percorrer as escolas do 1º ciclo por forma a promover o hábito da leitura e a curiosidade dos pequenos leitores.

Serão também mantidas atividades desportivas como xadrez, andebol e gira-vólei, e a introdução do ténis de mesa neste ano letivo.

Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo são ainda comtemplados com várias atividades ao longo do ano, incluindo o desfile de Carnaval e Marchas Infantis de S.João, semana da leitura, viagem de finalistas no rio Douro para os alunos do 4º ano e uma festa de encerramento do ano letivo.

Na melhoria das infraestruturas escolares, estão também previstos investimentos, com destaque para a ampliação da escola EB1 de Meridãos e a ampliação do Jardim de Infância de Travassos, num valor total superior a 250 mil euros.

O novo ano letivo representa mais uma oportunidade de aprendizagem, desenvolvimento e conquistas para todos os alunos do concelho.

19 outubro 2023